08 abril 2008

As Velhas da Praia

Velha da Praia
Óleo sobre Tela
50x40 cm

Os nossos Velhos sempre despertaram em mim um enorme fascínio, é o tema que mais aprecio abordar nesta arte, sinto-me a viajar num tempo que não me pertence, repleto de histórias de encantar.

A presente obra, batizada de “Velha da Praia”, tem a particularidade de reunir um conjunto de fatores que me levam a considerar como sendo uma obra que me preenche na qualidade de artista.

Durante um tranquilo passeio ao final da tarde numa praia de pescadores do Norte de Portugal, encontrei um grupo de velhas Senhoras sentadas na areia em roda de uma fogueira – há quem lhes chame as “Velhas da Praia” – xailes negros protegendo as costas do frio vento que anuncia a chegada da noite e lenços cobrindo os longos cabelos brancos marca indelével de vidas sofridas, que desta forma se reuniam para descansarem um pouco, depois de mais um dia de lida entre o mar e a terra, trocando entre si narrativas de episódios corriqueiros que lhes preenchem os dias de calmaria;

Barco Negro

"São loucas! são loucas! loucas... Vi depois, numa rocha, uma cruz,
E o teu barco negro dançava na luz
Vi teu braço acenando, entre as velas já soltas
Dizem as velhas da praia que não voltas:
São loucas! loucas..."

David Mourão Ferreira


Máquina fotográfica em punho, sentei-me perto delas e entre sorrisos tímidos fui disparando como uma criança com a ansia de captar todas as sensações;

Aquelas expressões, vozes, cheiros, luz e sombras de um pôr-de-sol único, imagem de marca por aquelas bandas, regressaram comigo numa vontade indescritível de começar uma obra que me daria imenso prazer realizar, por reunir em si todo este manancial de sensações, aquilo que, na verdade, confere vida e significado às obras;


Pedro Ferreira © 1997
(Todos os Direitos Reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários