20 setembro 2007

Exposição - A Mobilidade em Portugal no Sec. XIX

"Caro Pedro Ferreira

O contacto proporcionado pela colaboração entre a CP e o ACP - na exposição “A mobilidade em Portugal no séc. XIX”, em 2005, iniciada na sede do Club em Lisboa e que, posteriormente em atitude de excepcional grau de confiança institucional, muito nos honrou com a presença do Panhard & Levassor no Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado - como ferroviária surpreendeu-me a acuidade da análise e a sensibilidade como captou, de veículos tão peculiares como os salões reais existentes no Museu de Santarém, os elementos vitais para o desenvolvimento da velocidade e da segurança na ferrovia, o binómio roda-carril, e ainda como reflectiu artes e técnicas expressas nas pontes e nos túneis que, na mais agreste das geografias, “flexibilizaram” o estender do caminho de ferro. É também marcante o cromatismo, que nos transporta aos ambientes de trabalho dos operários que, qual nova classe no seio do operariado internacional, reparavam as locomotivas, bem como ao do maquinista e do fogueiro que, como dois artistas mágicos, as conduziam.

Um abraço,"

Dr.ª Rosa Gomes - CP - Comboios de Portugal

 
A composição mais antiga de Portugal: Locomotiva D. Luiz, Salão D. Maria Pia e Salão do Príncipe 53001 
Óleo sobre Tela / 97x146 cm

28 de Outubro de 1856 - Primeira viagem de comboio em Portugal.

____//____


 

Panhard et Levassor, o primeiro automóvel a chegar a Portugal
Óleo sobre Tela / 97x146 cm



O primeiro automóvel chega a Portugal em 1895. É um veículo da marca Panhard et Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez. Na Alfândega de Lisboa, surge a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho artefacto. Seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adopta-se esta última definição. Na primeira viagem que realiza, entre Lisboa e S. Tiago do Cacém, este veículo é protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal ao atropelar um burro. A Panhard et Levassor é fundada por René Panhard e Émile Levassor. Estes dois homens utilizam o motor desenvolvido por Daimler e criam automóveis com motor dianteiro e tracção às rodas traseiras. Esta empresa é uma das primeiras a fabricar automóveis com intuitos comerciais, tendo publicado o primeiro catálogo a cores.

____//____


"Em tempo de comemorações dos 150 anos do caminho-de-ferro em Portugal, o ACP em parceria com a CP levou recentemente a efeito uma exposição nas suas instalações, na Sede, em Lisboa, denominada “A Mobilidade no século XIX, as Primeiras Máquinas em Portugal – O comboio a vapor e o automóvel Panhard et Levassor”. Pela riqueza documental, aquela mostra, que agora vai marcar presença em diversos pontos do país, revela até que ponto um novo conceito de transporte influenciou a sociedade portuguesa, numa época em que viajar era uma prática quase desconhecida da maioria da população. A estrela foi, sem dúvida, o Panhard et Levassor, cuja presença na exposição cativou todos quantos a visitaram pela raridade e simbolismo que este magnífico exemplar representa na história do automobilismo nacional, ou não se tratasse do primeiro automóvel que circulou no nosso país, em 1895. No Salão Nobre do ACP, onde se exibiu outra história, a ferroviária, um vasto espólio fez-nos recuar até 1856, altura em que D. Pedro V inaugurou o caminho-de-ferro em Portugal com um primeiro troço que ligaria Lisboa ao Carregado, numa distância de 36 quilómetros. Embora num país que estava por construir e onde não existia o hábito de viajar não foi preciso muito tempo para que este transporte de viação acelerada se tornasse na opção mais rápida, segura e moderna, impulsionando o comércio e a indústria, modificando mentalidades e aproximando culturas. Esta autêntica revolução que chegou ao nosso país com 20 anos de atraso em relação ao resto da Europa, também fez surgir em Portugal uma nova actividade – o turismo. A exposição que se encontra em fase itinerante, já passou pela Secção Regional do Norte do ACP, podendo agora ser visitada no espaço museológico da CP em Lousado."

Revista ACP, Fevereiro 2006.

____//____

Mais informações:

Espaço Museológico de Santarém
Espaço Museológico de Lousado
Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações
Beyer Peacock & Company Formed
Panhard

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários