20 setembro 2007

Colecção Manoel de Oliveira, Piloto de Automóveis


Participação de Manoel Oliveira no Circuito da Gávea - Brasil em 1938 ao volante de um Ford Especial.

Óleo sobre Tela / 116x73 cm
 
Óleo sobre Tela / 73x118 cm
 
Óleo sobre Tela / 61x130 cm

Óleo sobre Tela / 89x130 cm

Óleo sobre Tela / 97x146 cm
 
Óleo sobre Tela / 97x146 cm

Em 2005 fui convidado pelo escritor José Barros Rodrigues a participar no seu projecto sobre a passagem do cineasta Manoel Oliveira pelo mundo do automobilismo, no qual participo com uma colecção de seis telas alusivas ao tema.

As imagens são fruto de uma cuidada pesquisa de diversos documentos que se reportam à já longínqua época dos acontecimentos e fazem parte da ilustração do livro Manoel de Oliveira, Piloto de Automóveis.

Pedro Ferreira
____//____

Manoel de Oliveira conseguiu para o nosso país uma colocação magnífica e proclamou com esse feito a vitória da indústria portuguesa no Grande Prémio da Cidade do Rio de Janeiro. O seu Ford que não é um Ford adaptado e muito menos um Ford “arranjado” como lhe chamou um locutor pouco feliz, tem características especiais industrializadas por um engenheiro português, em oficinas portuguesas. Trata-se de uma máquina em que o próprio motor sofreu modificações profundas. È, como consta da sua inscrição no Automóvel Club do Brasil, um Ford Especial. Produto da indústria portuguesa em combinação com a marca Ford, graças a inovações técnicas de Eduardo Ferreirinha que constrói em Portugal os carros “Edfor”, entre os quais se conta aquele com que Manoel de Oliveira ganhou o terceiro prémio do Circuito da Gávea.

Tanto Manoel de Oliveira como seu irmão Casimiro mostraram desde o começo uma regularidade que fazia prever a sua actuação tal como foi. Cautelosos com o estado pouco favorável da pista, nem por isso deixaram de melhorar progressivamente a sua colocação.

Quando a pista secou tendo melhorado o tempo, eles desenvolveram melhor velocidade. Manoel de Oliveira impôs-se como volante de classe, calmo, corajoso e correcto. Os próprios indiferentes que infelizmente os havia entre os espectadores foram vencidos e passaram a aplaudi-lo sem reservas.” 

Artigo do Diário Português, publicado no Rio de Janeiro e retirado do Livro Manoel de Oliveira, Piloto de Automóveis.

____//____
More Informations:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários