15 outubro 2008

Sugestões "made in" Portugal para o casamento da Infanta Cristina - Colaboração de Pedro Ferreira para Isabel Queiroz do Vale


Em 1997 a Revista VIP lançou o desafio a três costureiros e três cabeleireiros portugueses para apresentarem as suas sugestões de como vestir e pentear a Infanta Cristina para o dia do seu casamento:


«No mundo português da mo­da, fizemos seis selecções VIP: três costureiros e três cabeleireiros, respectiva mètiter Augustus, José Carlos e Pau­lina Figueiredo; Madalena Barata, Lúcia Piloto e Isabel Queiroz do Va­le. Uns mais clássicos, outros mais vanguardistas, todos quiseram que a infan­ta ficasse deslumbrante naquele que será um dos dias mais importantes da sua v\da.
Embora nenhum destes criadores esteja a concorrer para ser selecciona­do, todos eles referiram que seria uma enorme honra verem a princesa usar os seus modelos.
Espanha, um país de tão grandes contrastes culturais e tantas imagens marcantes no imaginário português, foram as principais fontes de inspira­ção para estes criadores. Mas também o peso protocolar da realeza, a tradi­ção, a sobriedade e, até, o arrojado, delinearam os traços destes croquis.
Madalena Barata criou um pentea­do clássico e elegante para a infanta
Cristina. Com risco ao lado, as madei­xas da frente enroladas para fora, crian­do pequenas lombas, apertam na nu­ca, voltando a alargar num todo, desta feita, enrolado para dentro.
"Propomos um penteado muito elegante, clássico - muito apropriado a uma princesa - que, sendo caído, compõe muito o pescoço."
Isabel Queiroz do Vale optou por uma solução mais audaz. A frente da cabeça é adornada com uma trança postiça, todo o cabelo é metido para dentro, em formato de meia-bola.
"O objectivo é dar-lhe um ar menos convencional, mais sofisticado e arroja­do. Como a infanta é muito alta aguen­ta bem uma cabeça grande, ainda por cima o noivo é altíssimo. No seu con­junto, dá-lhe uma figura esguia."
Lúcia Piloto teve a mesma preocu­pação dos seus colegas ao pensar na altura da noiva.
A parte frontal é toda puxada para trás, ligeiramente ripada e levantada e apanha na nuca. Dali divide-se o cabe­lo em dois rolos, ladeando o pescoço.
"O objectivo é elevar a noiva, de forma a ficar mais aproximada do noi­vo. O volume do cabelo, sendo para cima em vez de estar dividido para os lados, pretende afilar mais a cara da infanta."»

Revista VIP 1997.

____//____

Por sua vez, a conceituada cabeleireira Isabel Queiroz do Vale, uma das convidadas a participar neste desafio, concedeu-me o privilégio de desenhar a sua proposta de modelo de penteado.

Os esboços:

 
Carvão sobre Papel / A4

O resultado final:
Técnica-mista sobre Papel / A4

Pedro Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários