15 agosto 2011

Última Ceia – Esboços

Em meados de Outubro de 2010, a pedido do Comandante César Rodrigues, abracei o desafio de realizar uma Última Ceia pintada a óleo sobre tela, tendo sempre presente o interesse de representar da forma mais fiel possível o ambiente que se acredita ter existido naquele momento, um ambiente dominado pela ausência de riquezas materiais.

"O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá" (Mateus 26:23).
Esta frase deu o mote à minha inspiração para a realização da presente obra, momento que tentei representar com o propósito de conferir à mesma uma identidade própria, em tudo diferente das obras similares já conhecidas.






Legenda:
Jesus;
Judas; João; Pedro;
Bartolomeu; Judas Tadeu; Tiago;
André; Filipe; Tiago Maior;
Tomé; Simão; Mateus

Acima, deixo os esboços iniciais (Sanguina sobre papel), que agrupados e melhorados, resultaram na composição abaixo apresentada:



Sanguina sobre papel

Brevemente, comprometo-me a divulgar o resultado final, uma tela a óleo de 120x70 cm à qual me dediquei ao longo deste período de tempo (aproximadamente 10 meses) com enorme empenho e prazer, agradecendo desde já o incondicional apoio da Dr.ª Cristina Ferreira e do Dr. Jorge Souto durante a fase de pesquisa, facultando-me uma preciosa ajuda na recolha da documentação necessária para uma representação do acontecimento o mais fiel possível, nomeadamente: tipo de vestuário; mobiliário; alimentos; e demais elementos característicos da cultura judaica que se faziam notar á época a que se reporta a Última Ceia de Cristo.

Pedro Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários