03 dezembro 2012

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO
STIRLING MOSS - VANWALL 57
Óleo sobre Tela
60x100 cm
2019


Em 24 de Agosto de 1958 disputou-se no Circuito da Boavista no Porto, o 7º Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, que teve como vencedor, Stirling Moss ao volante de um Vanwall 57.

Uma prova que marcou a chegada da Fórmula 1 a Portugal, contando na estreia com alguns nomes sonantes como foram os casos de Mike Hawthorn, Graham Hill, Stirling Moss e Jack Brabham.


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO
STIRLING MOSS - VANWALL 57

Óleo sobre Tela
27x41 cm
2012


O título de campeão do mundo de Fórmula 1 deste ano era disputado entre Stirling Moss e Mike Hawthorn, emoção que conseguiu trazer ao Circuito da Boavista um considerável número de espetadores, perto de 100 000, com a curiosidade acrescida de se assistir à primeira participação de uma mulher em competição na Fórmula 1, Maria Teresa de Filippis.


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO
MARIA TERESA DE FILIPPIS  - MASERATI 250F
Óleo sobre Tela
27x41 cm
2014


A tela a óleo atrás referida, referente à participação de Maria Teresa de Filippis, representa o momento em que sofre um despiste ao volante do seu Maserati 250F, após a saída de uma curva em meio-pião.

"Testemunhei, no local, na companhia do meu pai, ao aparato da manobra que fez agitar o público que assistia à prova, com especial destaque para uma senhora que se encontrava sentada numa cadeira, de onde saltou assustada, fazendo com que a cadeira resvalasse em direção à pista. A assistência prestada à condutora, foi feita por parte dos bombeiros e de um maqueiro, que a ajudaram a sair da viatura, operacionais de pronto-socorro que geralmente se posicionavam em pontos críticos do circuito, nomeadamente nas curvas mais complicadas, como a do Castelo do Queijo." Narrativa na primeira pessoa do meu estimado amigo e grande apreciador da minha obra, Sr. Paulo Jervell, empresário de sucesso no ramo automóvel a quem agradeço grande parte do sucesso desta iniciativa que aqui se documenta.



Breve documentário sobre Maria Teresa de Filippis


Graham Hill, ao volante de um Lotus 16, também, não teve melhor sorte e acabou a prova em cima de um conjunto de fardos de palha, após ter perdido o controlo do seu veículo no início da Av. da Boavista, conforme apontamento  seguidamente apresentado:


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO
GRAHAM HILL - LOTUS 16
Óleo sobre Tela
19x33 cm
2024


Apesar de a vitória de Starling Moss na prova e de Mike Hawthorn ter ficado em 2º lugar, condicionado por uma falha que provocou a imobilização do seu Ferrari, que só voltou a pegar empurrado, sob posterior avaliação dos comissários que ponderaram a possibilidade de o ter feito de forma irregular, mas cujo testemunho do vencedor foi crucial para afastar essa possibilidade, atitude que mereceu inúmeros louvores pelo desportivismo demonstrado por Starling Moss, desta forma Mike Hawthorn sagra-se campeão do mundo com apenas um ponto de vantagem.



GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO
WOLFGANG VON TRIPS - FERRARI DINO

 Óleo sobre Tela
30x65 cm
2012


Wolfgang von Trips, 5º classificado na prova, representado numa tela a óleo que atrás se apresenta como sendo das melhor conseguidas nesta coleção de obras sobre o Circuito da Boavista.




Bibliografia:

Manoel de Oliveira - Piloto de Automóveis, de José Barros Rodrigues


Agradecimentos:

Paulo Jervell - Grupo Nors
José Barros Rodrigues - Rskalgar, Lda.
António Meneres


*Publicação em construção

Pedro Ferreira © 2012
(Todos os Direitos Reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários