11 janeiro 2013

Retratos com Sentimento - Revista Nova Gente Soluções

No dia 11 de Janeiro de 2013, é publicada na revista Nova Gente Soluções, um artigo sobre a minha obra, com o título Retratos com Sentimento. O meu muito obrigado por este reconhecimento.





O Essencial do Texto


"Retratos com sentimento

O realismo perfeito dos retratos de Pedro Ferreira conferem uma característica muito própria às suas obras, tornando-as facilmente reconhecíveis. As suas telas dão forma a sonhos e essa é uma capacidade do artista tão inata como o seu talento.


Analiso a minha carreira de artista plástico como sendo fruto do desenvolvimento precoce de um talento que julgo inato, passando a minha experiência pela utilização de um vasto leque de materiais de desenho e pintura, aplicados no desenvolvimento de múltiplos motivos que resultam numa obra totalmente manufacturada, da qual se destaca o retrato representado num realismo quase perfeito, conferindo à minha obra uma característica muito própria, que a torna facilmente reconhecível. Como criativo que sou, reside em mim um sentimento muito particular por detrás das questões técnicas inerentes à conceção das obras, que é a possibilidade que tenho de conseguir representar na tela o sonho de outrem. É um poder que sinto e faço questão de exercer. Depois de alguns anos de descoberta e aperfeiçoamento técnico, eis que surge a “obra mãe” que ajudou a projetar em definitivo a minha trajetória do ponto de vista artístico e profissional.

Foi esta obra – a minha avó com o seu perfil tipicamente minhoto – que me proporcionou o início do longo caminho que me esperava. Nesta simples pintura a pastel residem todos os componentes que faço questão de estarem, sempre que possível, presentes na minha
obra: o Ser Humano, o Retrato, a Fotografia Ideal, Portugal e seu Povo, a Família, a Maternidade, a Beleza, a Velhice, a Mulher, a Sabedoria, a Ternura, o Pensamento, o Saber Fazer, o Princípio e o Fim.

Novos e cada vez mais aliciantes desafios foram desde cedo surgindo, levando-me a enfrentar todas as naturais incertezas de quem caminha só e entregue ao seu querer. Um desses desafios foi a recuperação de imagens desgastadas com o tempo, aquelas velhinhas fotografias a preto e branco comidas pelo bolor e amarelecidas pela humidade que depois de recuperadas em pintura multicolor fazem o deleite dos mais saudosistas.

As crianças, um tema sempre presente na obra do artista

O rosto de uma criança desperta automaticamente em nós uma sensação de ternura. Mas quando nesse mesmo rosto também são difíceis de disfarçar as marcas da dor, fico desconfortável e só me apetece recriar aquela imagem na tela com muita luz e cores bem vivas como se nada de mal se tivesse passado, só coisas boas."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários