19 junho 2013

Grafite Versus Carvão

GRAFITE           -            CARVÃO


Quais as diferenças?


A Grafite, popularmente conhecido pelo lápis de escola, confere à obra um acabamento mais claro que o carvão, onde o preto nunca chega a ser verdadeiramente preto, ficando-se por um cinza escuro ligeiramente vidrado...


por sua vez, o carvão, com um toque semelhante à madeira queimada, torna a obra mais escura, pois neste caso o preto é mesmo preto.

Ambas as técnicas são geralmente executadas sobre um suporte totalmente branco, contudo, o carvão, devido à constância do seu traço e suavidade dos pigmentos, consegue proporcionar ao artista a possibilidade de realizar a sua obra sobre uma base de cor, com resultados surpreendentemente agradáveis.

Uma das outras particularidades que diferencia estas duas técnicas, é o facto de com grafite se conseguir uma maior riqueza de pormenores, logo um trabalho mais demorado e que requer muita paciência, sendo desenvolvido por camadas até ao tom desejado, o que diverge do carvão, que num só traço chega ao tom, mas perde ligeiramente na questão dos pormenores.

Pedro Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários