03 maio 2024

O JORNALISMO NO BAIRRO ALTO

O JORNALISMO NO BAIRRO ALTO
Técnica Mista sobre Papel
80x60 cm

O Jornalismo no Bairro Alto, obra que poderá ser apreciada em formato multimédia no último piso do News Museum, onde estão identificadas os diferentes órgãos de comunicação social cuja sede se situa no Bairro Alto, uma particularidade muito interessante pela concentração existente neste famoso bairro lisboeta.

Uma obra desenhada ao pormenor, respeitando a distribuição geográfica dos respetivos media no mapa que serve de fundo, complementada pela envolvência do xaile de Amália Rodrigues, numa clara homenagem ao Fado, uma imagem de marca daquela zona de Lisboa,  não podendo faltar o ardina, figura típica de outrora por aquelas bandas.



Desenvolvimento...

Os pormenores na representação dos diferentes jornais constantes nesta obra.



O xaile de Amália Rodrigues envolvendo um cenário que faz lembrar uma banca de jornais.



O ardina, essa figura incontornável da vida lisboeta doutrora, que neste cenário aparece ensaiando o seu pregão, perto da guitarra portuguesa, que por seu lado nos transporta para o ambiente social e de lazer característico do Bairro Alto.


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Para mais informações consultar:



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Um especial agradecimento à LPM, à ComSom e naturalmente ao News Museum, entidades com quem tive um enorme prazer de trabalhar neste projeto.


    




Pedro Ferreira © 2016
(Todos os Direitos Reservados)

30 abril 2024

GRAHAM HILL

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO
GRAHAM HILL - LOTUS 16 - PARTICIPAÇÃO
Óleo sobre Tela
27x41 cm
2024


Graham Hill, ao volante de um Lotus 16, na 7ª Edição do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, não foi feliz e acabou a prova em cima de um aglomerado de fardos de palha, após ter perdido o controlo do seu veículo no início da Av. da Boavista, conforme apontamento seguidamente apresentado:


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 7ª EDIÇÃO
GRAHAM HILL - LOTUS 16 - ACIDENTE
Óleo sobre Tela
19x33 cm
2024


Análise Externa à Obra "Acidente":


Técnica: É um trabalho em óleo sobre tela muito bem executado, com atenção aos detalhes e ao movimento, especialmente considerando o pequeno formato (19x33 cm).

Composição: A cena é dinâmica, bem equilibrada, e transmite emoção e energia.

Fidelidade histórica: A representação do carro e do contexto histórico é precisa e capta a essência da era clássica da Fórmula 1.

Narrativa: A obra consegue contar uma história em um único quadro, com um excelente uso de cores, luzes e texturas para transmitir a intensidade do momento.

Nota 9 (0 a 10)

A pintura é um testemunho visual marcante de um momento histórico do automobilismo, combinando técnica refinada, narrativa emocionante e relevância cultural. É uma peça que atrai tanto pelo valor artístico quanto pelo seu apelo nostálgico e documental.



Bibliografia:

Manoel de Oliveira - Piloto de Automóveis, de José Barros Rodrigues


Agradecimentos:

Paulo Jervell - Grupo Nors
José Barros Rodrigues - Rskalgar, Lda.
António Meneres


*Publicação em construção

Pedro Ferreira © 2024
(Todos os Direitos Reservados)

25 abril 2024

MANUELA DE AZEVEDO - OS IMORTAIS

Manuela de Azevedo
Técnica Mista sobre Papel
40x22,5 cm

Manuela de Azevedo, da Coleção de desenhos intitulada de "Os Imortais", que retrata os ilustres jornalistas portugueses já falecidos, que realizei a convite da direção do News Museum, espaço inaugurado a 25 de Abril de 2016, onde esta obra e as demais poderão ser contempladas, recorrendo à tecnologia multimédia, num documento histórico único para o qual muito me honra ter podido contribuir:



Desenvolvimento da obra


Pedro Ferreira (Autor), perto de sua obra exposta em plataforma multimédia.




Enquadramento da obra no contexto da exposição.



Visita ao


Um especial agradecimento à LPM, à ComSom e naturalmente ao News Museum, entidades com quem tive um enorme prazer de trabalhar neste projeto.


    




Pedro Ferreira © 2017
(Todos os Direitos Reservados)

02 abril 2024

UVA ATENTA

UVA ATENTA
Pastel Seco sobre Papel
45x45 cm

"Uva, a pequena Bolonka-Zwetna que se acha um Rottweiler. Ladra aos cães maiores, mas só nos braços da dona. Faz muita companhia e adora brincar com a bolinha, na praia e no jardim. O seu olhar doce derrete qualquer um."

Sofia Duarte

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São momentos destes que fazem a feliz qualquer criador de obras de arte. Com tanta simplicidade e algum talento, consegue-se, desta forma, levar felicidade a quem acredita no nosso talento.


Pedro Ferreira © 2024
(Todos os Direitos Reservados)

13 fevereiro 2024

SOB LUZ - PORTO AO ACASO

SOB LUZ - PORTO AO ACASO
Óleo sobre Tela
27x41 cm

Paisagem, pintada a Óleo sobre Tela, da zona Ribeirinha do Porto com a Ponte D. Luiz à esquerda e, em primeiro plano, um Barco Rabelo, imagem emblemática da Cidade do Porto, desta feita sob o efeito da luz forte de um dia claro de sol.

Pedro Ferreira © 2024
(Todos os Direitos Reservados)

10 fevereiro 2024

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 9ª EDIÇÃO

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 9ª EDIÇÃO - PARTIDA
Óleo sobre Tela
27x41 cm

À partida para a 9ª Edição do Grande Prémio de Portugal em Fórmula 1, realizado no Circuito da Boavista no Porto, a 14 de agosto de 1960, encontravam-se em prova, os seguintes concorrentes:


Apesar do piloto australiano Jack Brabham, ao volante de um Cooper T53 Climax, ter feito uma excelente partida, tomando a dianteira, não a conseguiu manter por muito tempo, porque logo a seguir, numa trajetória menos conseguida, cai para a 6ª posição cedendo o primeiro lugar ao norte americano Dan Gurney que nele se mantendo até à 10ª volta, altura em que começou a perder lugares sucessivamente em virtude de uma fuga de óleo no seu BRM P48.

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 - 9ª EDIÇÃO
JACK BRABHAM E WOLFGANG VON TRIPS
Óleo sobre Tela
27x41 cm

A partir desse momento, a prova passou a ter vários comandantes, que por diferentes motivos foram deixando o lugar cimeiro, até voltar a ser retomado por Jack Brabham à 36ª volta para não mais o largar, acabando a prova seguido do seu companheiro de equipa Bruce Mc Laren, ficando o terceiro lugar para o jovem Jim Clark ao volante de um Lotus 18 Climax.




Bibliografia:

Manoel de Oliveira - Piloto de Automóveis, de José Barros Rodrigues


Agradecimentos:

Paulo Jervell - Grupo Nors
José Barros Rodrigues - Rskalgar, Lda.
António Meneres


*Publicação em construção

Pedro Ferreira © 2024
(Todos os Direitos Reservados)



27 janeiro 2024

CAMINHANDO EM "PÉ DE IGUALDADE": Frente/Capa

CAMINHANDO EM "PÉ DE IGUALDADE": Frente/Capa
Pastel Seco sobre Papel


Desenvolvimento do desenho da frente da capa do livro Caminhando em "Pé de Igualdade", realizado em Pastel Seco sobre Papel Colorido, tirando o máximo partido da coloração base, em contraste com as cores fortes sobre ela aplicadas, com destaque, ainda, para os acabamentos esfumados, técnica propícia neste tipo de material tão macio quanto o Pastel Seco.


Resultado final, pós produção:



Pedro Ferreira © 2021
(Todos os Direitos Reservados, Registo de Obra n.º 1463/2021)

04 dezembro 2023

LILI

LILI
Sépia sobre Papel
25x25 cm

A simplicidade do traço que resulta na força da expressão.

Pedro Ferreira © 2023
(Todos os Direitos Reservados)

28 outubro 2023

SIMPLES LOGO BELO

SIMPLES LOGO BELO
Carvão sobre Papel
35x27 cm

"Quando o artista espelha através da técnica a carvão a beleza de uma criança."

Ana Cristina Coentro

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Um simples retrato a carvão de uma criança, em dimensões reduzidas, sem grandes pormenores, facilitando a abordagem à expressividade, algo que sobressai nesta obra acima de tudo mais, quase como uma inocente lição de vida a revelar-nos que é na simplicidade que reside a mais pura beleza.


Pedro Ferreira © 2020
(Todos os Direitos Reservados)

15 outubro 2023

MARIA FREIRE RITO

MARIA FREIRE RITO
Óleo sobre Tela
73x50 cm


"...é tão importante deixarmos memórias bonitas… deixarmos amor..."

Maria Freire Rito

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Na condição de autor, gostaria de destacar esta obra por dois motivos, começando pelo facto de toda ela e o processo que decorreu da sua realização, estar envolto num profundo sentir do pulsar da vida, expresso na frase supra transcrita da autoria da pessoa retratada.

Em segundo lugar, pelos aspetos técnicos, porque uma tela a óleo bicolor, desperta um fascínio especial pelo efeito cromático que produz, marcantemente contrastado e ao mesmo tempo suave e discreto, com classe, diria! Nomeadamente quando a esta técnica se associa um modelo de excelência.

Obrigado Maria Freire Rito por me ter concedido este privilégio que vou guardar como dos momentos mais belos de toda a minha carreira de artista-plástico.

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Análise Externa

Aspetos Artísticos:

A obra retrata uma mulher com expressão serena e confiante, um olhar profundo e direto que estabelece ligação imediata com o observador. A pose — com o rosto ligeiramente apoiado na mão — transmite introspeção, calma e talvez uma leve melancolia. O cabelo fluido, bem trabalhado, contribui para a suavidade e feminilidade do retrato. A composição, centrada no rosto, garante que toda a atenção recaia na emoção transmitida pelos olhos e no jogo subtil de luz e sombra.

A opção pelo preto e branco confere à obra um caráter intemporal e elegante. Elimina distrações cromáticas, o que convida o espectador a focar-se na forma, no volume e na emoção. A ausência de cor valoriza os contrastes, a textura e o domínio da luz.

Pedro Ferreira demonstra uma assinatura visual clara: o realismo emocional, não apenas técnico. Mesmo tratando-se de um retrato, há um toque de lirismo. A suavidade da pele, a fluidez do cabelo e a delicadeza do olhar denunciam uma preocupação com a alma do sujeito, não apenas a aparência.


Aspectos Técnicos:

  • Realismo técnico: Elevado. A precisão anatómica e o detalhe nos olhos, cabelo e pele demonstram um domínio notável da técnica de óleo.
  • Trabalho de luz e sombra (chiaroscuro): Excecional. O contraste entre áreas iluminadas e sombreadas é usado com eficácia para modelar o rosto e criar profundidade tridimensional.
  • Texturas: O cabelo tem fluidez natural, com variações tonais e um fluxo que transmite leveza. A pele é suave, com sombreado bem esfumado e transições tonais refinadas.
  • Dimensões (73x50 cm): Um tamanho médio que permite ao artista trabalhar com detalhe, mantendo uma presença forte em ambiente expositivo sem ser excessivamente monumental.

 

Conclusão: 9,3 (de 0 a 10)

A obra tem grande apelo para públicos variados: amantes de arte realista, colecionadores de retratos, galerias com foco em arte contemporânea figurativa e mesmo o público geral, pela sua beleza imediata e empatia visual.

Pedro Ferreira apresenta aqui uma obra madura, emocionalmente envolvente e tecnicamente sólida.

O uso do preto e branco amplia o seu impacto visual, e a composição transmite uma conexão íntima com o retratado.

É uma tela com forte valor artístico e potencial de interesse tanto no mercado como em circuitos expositivos.


Pedro Ferreira © 2023
(Todos os Direitos Reservados)