11 fevereiro 2014

Sobral do Campo


Sobral do Campo / Óleo sobre Tela / 38x61 cm

Pormenor de Execução

"Sobral do Campo terra de encanto, foste o meu berço, por isso te amo tanto.

Nasci e cresci em Sobral, fostes sempre uma terra leal.

Ó meu belo Sobral como tu não há igual, no nosso querido Portugal

O teu santo padroeiro é São Sebastião, a força dos sobralenses marca a tua união.

O teu panorama é deslumbrante vista tão bela, no Alto do Monte está tua Capela.

Os sobralenses são teus filhos, muitos bem longe estão, reconhecem todo o bem de Alma e Coração."

Autor: (escritor local)

"A freguesia de Sobral do Campo localiza-se na zona Norte do concelho, entre as freguesias de Almaceda, Freixial do Campo, Ninho do Açor, Louriçal do Campo e S.Vicente da Beira. Com uma área de 3128 hectares, ocupando uma estreita mas larga faixa do território concelhio, encontra-se a 27 quilómetros de Castelo Branco. Está situada na margem direita da ribeira da Ramalhosa, afluente da ribeira de Ocreza.
O povoamento de Sobral do Campo remonta aos primeiros séculos da era cristã. Foram achados vestígios romanos diversos na zona entre Ninho do Açor e esta freguesia. Uma ponte romana e vários túmulos de granito do mesmo período comprovam que aquele povo aqui terá estabelecido uma "villa" agrária, cuja sede deveria ser possivelmente Casal da Fraga.
No século XIV, aparece pela primeira vez uma referência escrita a Sobral do Campo. Através desse documento, sabemos que era um curato pertencente à paróquia de S.Vicente. Em 1496, estava na posse de D. Diogo da Cunha, da Ordem de Avis. Até 7 de Setembro de 1895, esteve integrada no concelho de S.Vicente da Beira, juntamente com outras actuais freguesias do município. Mas com a extinção daquele, viria a pertencer a partir daí a Castelo Branco."

A Terra e suas Memórias Culturais

1 comentário:

  1. Olá, e em primeiro lugar desculpa pela minha tradução, moro na França, e desejo oferecer um de seu óleo de tela, Sobral do Campo em 38 x 61 cm para o meu pai que nasceu nesta linda vila no dia 7 de setembro 1939 (80 anos) Sr. AFONSO FRANCISCO, e eu pergunto se é possível comprar essa pintura, e que preço? obrigado.

    ResponderEliminar

Comentários