Em 1950 disputou-se a 9ª prova do Circuito Internacional de Vila Real, tendo sido ganha pelo piloto italiano Piero Carini, ao volante de um OSCA, contrariando a tendência que até então se verificava no sentido de uma disputa predominantemente feita entre pilotos nacionais, quebrando, desta forma um ciclo e abrindo outro marcado por uma maior projeção internacional da competição.
Piero Carini, foi um piloto italiano de F1, nascido a 6 de março, 1921, na cidade de Génova, tendo disputado em toda a sua curta carreira 3 grandes prémios: em 1952 em França pela Scuderia Marzotto, conduzindo um Ferrari e quedando-se pela 19ª posição (penúltima); de igual modo, nesse mesmo ano, na Alemanha, tendo ficado pela modesta 27ª posição num total de 34 participantes; e ainda em 1993, em Itália, pela Scuderia Ferrari, acabando a prova em 20º lugar. Carreira que se encerrou, de forma trágica, ao perder a vida a 30 de maio de 1957 num acidente durante a prova 6 Horas du Forez, realizada em Saint-Étienne - França, ao volante de um Ferrari Testa Rossa.
A OSCA - Officine Specializzate Costruzione Automobili, fundada em 1947 pelos irmãos Maserati (Ernesto, Bindo e Ettore), foi um fabricante de veículos automóveis para competição (1100 cc) situado em San Lazzaro di Savena, Itália, tendo encerrado portas em 1967.
NOTA: Artigo em construção
Pedro Ferreira
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